top of page

Uma casa no fundo de um lago e o dilema do final em aberto

Atualizado: 13 de fev. de 2021

Dois jovens resolvem se aventurar em um lago, o que pode dar errado??

Apegada a essa introdução bem sessão da tarde mesmo, Uma casa no fundo do lago, de Josh Malerman nos introduz a Amélia e James, de 17 anos ,que resolvem ir em um encontro nos dois lagos próximos a casa do tio de James. Em meio a um romance que parece florescer, um grande túnel repleto de pichações obscenas é descoberto, os levando a um lugar desconhecido que mudaria o rumo de tudo para sempre.


Não é segredo para ninguém que Josh - O autor - Alimenta uma veia pelo místico, pelo fantástico, mostrando bem isso em sua mais famosa obra: Caixa de pássaros. Partindo do mesmo princípio de um sobrenatural sem nenhum tipo de veias racionais, ele aprofunda isso ao investir numa casa aparentemente misteriosa no fundo de um lago. Os protagonistas, então, fissurados em uma aparentemente obsessão sem maiores explicações,


se veem mergulhando a fim de explorar aquela estranha casa ao longo de muitas semanas.


Com um narração fraca e um final extremamente aberto, o apego e a torcida pelo romance, pelo desenrolar dos fatos é de certa forma extremamente fraco, não apresentando conteúdos que pareçam criar uma maior identificação. Personagens como o tio, o pai e amigos dos protagonistas são jogados sem maiores desenvolvimentos, como se estivessem ali só para mostrar que existem na história. Não há uma ligação externa sequer, um maior clímax e um visível desperdício de personagens.


Devido os capítulos curtos, a leitura acaba sendo fluida por ir diretamente aos pontos principais da história, mas retira qualquer suspense que possa se prolongar de forma considerável. A casa em si produz uma vontade de mais, uma necessidade de saber do que está por trás daquelas paredes, na próxima sala, naqueles que circundam curiosamente. Mas, já adianto a futuros leitores: Não esperem maiores explicações.


Tendo como foco o deslumbre pelo sobrenatural quando somos jovens, Uma casa no fundo de um lago aborda a necessidade de uma fuga da realidade, uma fuga do dia dia, do nosso lugar comum. O que aquelas águas escondiam, afinal?


Bibliografia


MALERMAN, Josh. Uma casa no fundo de um lago. 1 edição. Rio de Janeiro, RJ: Editora Intrínseca, 2018.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page